Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Valença - Lembranças da Adolescência

Ando com uma saudade terrível da cidade onde passei a adolescência. Hoje vi umas fotos recentes de lá e a saudade apertou. Não sei o que anda me chamando, mas o chamado é forte.
As fotos abaixo são de Marcio Manhães, que também morava na minha rua, na época.

Minha rua. A primeira casa, pela metade, era a minha.

Talvez seja o passado e as lembranças boas. Talvez seja a saudade da mocinha que fui um dia e dos amigos de lá. Da casa onde morei e da minha rua. Do frio intenso, das horas despreocupadas, do ar puro, da inocência. Dos meus pais, saudáveis e jovens (e na época, os achava já idosos...).

Agora, sim. Minha casa, essa amarela alta.

Ou seria a saudade da escola de freiras? Das paqueras e do primeiro amor? Dos bailes e das festas de rua? Dos diários e primeiros versos?

Da paisagem avistada ao ir para a escola cedinho? Ao sair eu via o Jardim de Cima, exatamente desse ângulo.


 Jardim de Cima


Essa casa de janelas azuis era a sede da "Furiosa", a banda que tocava no coreto da praça e que ensaiava loucamente e o som ainda ouço, quando me recordo.


Nesse prédio cinza era a padaria do Seu Nei. Pãozinho quente a alguns passos de casa e mais sorvete, doces e guloseimas. Mais a frente, o Cine Glória. Eu entrei em vários filmes impróprios para 18 anos, sendo bem mais nova. Sempre fui alta e lá podia. Nem sei o motivo.
SAUDADES!!!!!!!!

Beco da Mangueira

Ainda na minha rua, morava uma amiga querida e eterna, que virou minha comadre e virou também escritora, Jô Coelho. Ela morava em frente ao Beco da Mangueira, onde obviamente havia uma mangueira secular. Passamos tardes de estudo e brincadeiras e músicas e risadas aí, olhando essa paisagem.

Muitas, muitas histórias e recordações boas. Saudades de quem fui. Esse lugar moldou a mulher que agora sou.

(Angela Cunha)


14 comentários:

  1. Angela ,adorei seus comentários ,acho que por pouco vc também será escritora ,beijos.

    ResponderExcluir
  2. vamos até lá, quero que me mostres tudo...
    Amo-te!

    ResponderExcluir
  3. amo você e te mostrar tudo é super importante pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog,ainda mais falando sobre o Encontro da Galera da Saudade!!!Estamos todos muito anciosos,o filme em nossas cabeças começou a passar no Facebook e vai ser concretizado na real dia 13 em Valença!!!Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Lendo essa historia, me recordei da minha infancia,pois morava perto da sua casa, em frente a mangueira do lado do bar na esquina,quantas saudades do tempo k naun volta mais

    ResponderExcluir
  6. Lembrei-me da loja da Susie e dos discos, do Elton Jonh?? Lembra? E dos fuscas, o Hermenegildo e o da Vilma que me esqueci o nome. Que saudades desse tempo.

    ResponderExcluir
  7. minha cidade maravilhosa;nunca vou sair daqui

    ResponderExcluir
  8. Vá amiga e desfrute de toda essa maravilha. bjs

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de texto e de imagens, Angela! Como é bom ter o que recordar e poder ter a chance de reviver emoções 'in loco'! Vá ao encontro do que ou de quem te chama e curta muito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...