Ando com uma saudade terrível da cidade onde passei a adolescência. Hoje vi umas fotos recentes de lá e a saudade apertou. Não sei o que anda me chamando, mas o chamado é forte.
As fotos abaixo são de Marcio Manhães, que também morava na minha rua, na época.
Minha rua. A primeira casa, pela metade, era a minha.
Talvez seja o passado e as lembranças boas. Talvez seja a saudade da mocinha que fui um dia e dos amigos de lá. Da casa onde morei e da minha rua. Do frio intenso, das horas despreocupadas, do ar puro, da inocência. Dos meus pais, saudáveis e jovens (e na época, os achava já idosos...).
Agora, sim. Minha casa, essa amarela alta.
Ou seria a saudade da escola de freiras? Das paqueras e do primeiro amor? Dos bailes e das festas de rua? Dos diários e primeiros versos?
Da paisagem avistada ao ir para a escola cedinho? Ao sair eu via o Jardim de Cima, exatamente desse ângulo.
Jardim de Cima
Essa casa de janelas azuis era a sede da "Furiosa", a banda que tocava no coreto da praça e que ensaiava loucamente e o som ainda ouço, quando me recordo.
Nesse prédio cinza era a padaria do Seu Nei. Pãozinho quente a alguns passos de casa e mais sorvete, doces e guloseimas. Mais a frente, o Cine Glória. Eu entrei em vários filmes impróprios para 18 anos, sendo bem mais nova. Sempre fui alta e lá podia. Nem sei o motivo.
SAUDADES!!!!!!!!
Beco da Mangueira
Ainda na minha rua, morava uma amiga querida e eterna, que virou minha comadre e virou também escritora, Jô Coelho. Ela morava em frente ao Beco da Mangueira, onde obviamente havia uma mangueira secular. Passamos tardes de estudo e brincadeiras e músicas e risadas aí, olhando essa paisagem.
Muitas, muitas histórias e recordações boas. Saudades de quem fui. Esse lugar moldou a mulher que agora sou.
(Angela Cunha)
Angela ,adorei seus comentários ,acho que por pouco vc também será escritora ,beijos.
ResponderExcluirObrigada, fiquei toda boba....rs..
ResponderExcluirvamos até lá, quero que me mostres tudo...
ResponderExcluirAmo-te!
amo você e te mostrar tudo é super importante pra mim.
ResponderExcluirAdorei o seu blog,ainda mais falando sobre o Encontro da Galera da Saudade!!!Estamos todos muito anciosos,o filme em nossas cabeças começou a passar no Facebook e vai ser concretizado na real dia 13 em Valença!!!Beijos...
ResponderExcluirLendo essa historia, me recordei da minha infancia,pois morava perto da sua casa, em frente a mangueira do lado do bar na esquina,quantas saudades do tempo k naun volta mais
ResponderExcluirNossa, é mesmo?
ExcluirQue legal, isso.
Quem é você?
Lembrei-me da loja da Susie e dos discos, do Elton Jonh?? Lembra? E dos fuscas, o Hermenegildo e o da Vilma que me esqueci o nome. Que saudades desse tempo.
ResponderExcluirComo esquecer?
ExcluirBjs
minha cidade maravilhosa;nunca vou sair daqui
ResponderExcluirVá amiga e desfrute de toda essa maravilha. bjs
ResponderExcluir<3 Grata, Martha.
ExcluirQue delícia de texto e de imagens, Angela! Como é bom ter o que recordar e poder ter a chance de reviver emoções 'in loco'! Vá ao encontro do que ou de quem te chama e curta muito!
ResponderExcluirFoi muito divertido! Grata, Mara!
Excluir