Aos estressados – chocolate
Um recente estudo de pesquisadores suíços mostrou que uma quantidade bem pequena de chocolate (aproximadamente 39g) é capaz de diminuir os níveis dos hormônios que causam estresse, cortisol e catecolaminas, no corpo. E sintomas como ansiedade são amenizados facilitando que as coisas sejam resolvidas e que o seu dia melhore.
Aos preguiçosos e desconcentrados – salada de espinafre
O ácido fólico, ou folato, atua na diminuição da homocisteína. O alto nível de homocisteína no corpo pode causar danos aos vasos sanguíneos, interferindo no fluxo do sangue e nutrientes ao cérebro. A falta de sangue no cérebro torna a pessoa sonolenta e pouco disposta, e torna mais difícil de armazenar informações.
Outros alimentos que ajudam na “animação” com muito folato são: folhas verdes, pães enriquecidos, cereais, feijão, ervilhas e cogumelos.
Aos irritadinhos – maçã com manteiga de amendoim
A irritabilidade pode indicar a falta de açúcar no sangue. É importante ingerir alimentos com proteínas e/ou ácidos graxos (gorduras). Carboidratos são poderosos energéticos, mas queimados de maneira rápida pelo corpo. Quando combinado com alguma proteína tornará o processo de digestão mais lento, e você consequentemente mantém sua energia e níveis de açúcar por mais tempo. Uma boa combinação seria, então, maçã com manteiga de amendoim.
Maçã = carboidrato + Manteiga de amendoim = ácidos graxos.
Aos aflitos e angustiados – hambúrguer de salmão
Salmão é uma rica fonte de ômega-3 que é um nutriente decisivo contra a ansiedade (aflição). Ômega-3 é tão poderoso que é usado com frequência para a prevenção da depressão. Outras verduras e legumes são ricos nesse nutriente, mas segundo Stephen Ilardi, PhD, autor da obra A Cura da Depressão, a maneira como o ômega-3 é encontrado em peixes de água gelada, como o salmão e a sardinha, é aquela mais eficaz na “cura” das aflições.
Aos nervosos – chá verde
O artigo diz que, segundo o pesquisador, Jacob Teitelbaum, o chá verde possui tanino que acalma e ajuda a manter a concentração e o foco. E a quantidade de cafeína presente nele é mais suave que a encontrada no café, ou seja, é mais delicado com o seu corpo.
Contra tristeza – cereal com leite
A falta de vitamina D no corpo pode estar relacionada aos momentos de tristeza, ou seja, a falta de serotonina. Serotonina é o hormônio chamado de “hormônio da felicidade”, responsável pela sensação de calma e prazer. Para se livrar da tristeza o recomendado é leite desnatado, cereais enriquecidos e cogumelos.
Contra TPM – sanduíche de salada com ovo
Nos dias que precedem o período menstrual as mulheres costumam sentir a necessidade de comerem mais alimentos com carboidratos. Isso porque os carboidratos ajudam na liberação de serotonina. Mesmo assim, é importante evitar carboidratos muito açucarados e aqueles muito gordurosos, como donuts e batata frita (salgadinho), que farão os níveis de açúcar no sangue caírem rapidamente. Grãos integrais, como pão integral, para uma super combinação contra a TPM, combine o pão com uma proteína rica em triptofano, como ovos, sementes de girassol ou peru.
Vamos experimentar tudinho?